busca Eventos

Filtrar

Eventos futuros (1)

IF-AVES – Ciência Cidadã, Meio Ambiente e Turismo Ecopedagógico no Avistar 2024

USP, São Paulo (SP)
10:30
De 19 Mai até 19 Mai, 2024
Com Samuel de Paula. O 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves oferece uma variedade de oportunidades para os jornalistas, desde a cobertura de palestras e debates até entrevistas exclusivas com especialistas renomados, incluindo líderes globais em conservação e turismo de observação de aves.

Eventos passados (10)

UCs Paulistanas - refúgios p/ observação e ciência cidadã no Avistar 2024

USP, São Paulo (SP)
10:30
De 17 Mai até 17 Mai, 2024
Com Luccas Longo e Kleber Rodrigues. O 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves oferece uma variedade de oportunidades para os jornalistas, desde a cobertura de palestras e debates até entrevistas exclusivas com especialistas renomados, incluindo líderes globais em conservação e turismo de observação de aves

10 anos da Plataforma SISS-Geo Fiocruz

Auditório do Museu da Vida, Fiocruz, Rio de Janeiro
08:30
De 26 Mar até 26 Mar, 2024
O evento celebrará os 10 anos do Centro de Informação em Saúde Silvestre e da Plataforma SISS-Geo - sua origem, caminhos, construções, desafios e seu futuro e premiará os “10+ Colaboradores SISS-Geo 2023”. Hoje os mais de 13 mil colaboradores de todos os estados brasileiros auxiliam a implantação de estratégias e ações de prevenção e controle de diversas zoonoses e arboviroses, como a febre amarela, a raiva e a febre do Nilo Ocidental, provendo também informações para a conservação dos animais silvestres no Brasil e fora dele. O evento presencial será realizado das 8h30 às 12h30 do dia 26 de março de 2024, no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, Rio de Janeiro e transmitido on-line no mesmo horário, pelo canal da Distribuidora Vídeo Saúde https://bit.ly/10-anos-CISS, para os que não puderem estar presentes. Haverá uma visita guiada ao Castelo Mourisco para os interessados às 14h.

Capacitação IBI Furnas – Ciência Cidadã

Presencial (UFMG) ou Online
09:00
De 22 Mar até 23 Mar, 2024
Este curso de capacitação abordará o tema Ciência Cidadã, abrangendo experiências e discussões que o entenda de forma ampla, abrangendo uma gama de tipos de parcerias entre cientistas e interessados (as) em ciência, para produção compartilhada de conhecimentos baseados na prática científica e na integração com outros saberes. Serão trabalhadas bases conceituais, apresentadas experiências de diferentes setores (universidade, setor produtivo e educação básica), abordagens e projetos em andamento, visando ampliar a discussão urgente da construção conjunta de soluções ambientais entre pesquisa, gestão e sociedade. Esta é uma iniciativa do projeto IBI-FURNAS - Impacto Líquido Positivo: Integridade Biótica e Monitoramento Participativo para Conservação de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos na UHE Furnas, financiado pela Eletrobras Furnas, que tem a ciência cidadã como uma das abordagens desenvolvidas na bacia de drenagem do reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas.

Vem Passarinhar Sampa – 2024

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo (SP)
07:00
De 20 Jan até 20 Jan, 2024
A primeira edição do Vem Passarinhar Sampa - 2024 acontece no sábado (20), no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Jardim Novo Parelheiros, na Zona Sul. O projeto acontece todos com saídas gratuitas para observação da avifauna da capital nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos. A atividade promove a cidadania, por meio do uso e contato com os parques públicos, introduz as pessoas à observação de aves e à ciência cidadã, cria conexões com a natureza e reforça a importância da conservação de pássaros livres. Em 2023, os 12 eventos contaram com a participação total de mais de 670 pessoas, sendo que a edição realizada no mês de janeiro na RPPN Sítio Curucutu foi a mais concorrida, com 99 participantes. Para quem não tem, o projeto disponibiliza binóculos aos participantes para que eles possam observar as aves. Além disso, são apresentadas ferramentas gratuitas para que os voluntários possam contribuir com registros para compor o Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. Crianças acompanhadas de seus responsáveis também são bem-vindas. Outra ferramenta utilizada durante a programaçãoi é a realização de listas no eBird (aplicativo contendo um banco de dados on-line de observações de aves fornecendo dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves). Para participar do evento basta preencher o formulário: Inscrição 20/01 - Vem Passarinhar Sampa, que também está disponível nos perfis do Instagram da @faunasvma ou da @savebrasil. Depois basta se cadastrar pelo aplicativo e-Bird e inserir quais foram as aves identificadas. O registro pode ser feito ao ver ou ouvir os pássaros, sem a necessidade de um número mínimo de espécies ou fotos. Com o intuito de facilitar o acesso dos participantes, é oferecido transporte gratuito de van ida e volta (sujeito à lotação), partindo sempre de alguma estação de transporte público. A recomendação durante o passeio é usar calça comprida, calçado fechado, chapéu ou boné, protetor solar e levar uma capa de chuva. Pode levar também algum lanche para o piquenique colaborativo que é feito ao final de cada edição.

Observação de Abelhas Nativas nas Unidades de Conservação

Online
14:00
De 18 Out até 18 Out, 2023
A próxima edição o Participe! apresentará o #vemabelhar, que está ocorrendo na Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo, uma atividade de observação de abelhas nativas, que é um desdobramento do Programa Abelhas Nativas, da Fundação Florestal. Venha conhecer também como se tornar um cientista cidadão, no monitoramento de abelhas nativas e conheça o Projeto de Ciência Cidadã: Abelha aqui! Abelha lá!.

Curso Ciência Cidadã e a Cultura Oceânica para o Enfrentamento da Emergência Climática

Online
18:00
De 16 Ago até 20 Set, 2023
O curso recebe inscrições de interessados até 18 de agosto. Este curso online irá familiarizar os participantes com o conteúdo sobre mudanças climáticas, conservação e restauração de manguezal e ecossistemas associados. Pretende-se promover uma rede de educadores para a ações da cultura oceânica e da ciência cidadã com foco no carbono azul. O curso visa incentivar a educação ambiental e a ciência cidadã na elaboração de projetos, ações, atividades e/ou aulas no ensino formal, não formal e na gestão ambiental pública. Pretende-se, a partir de uma contextualização “global-local” e perspectiva sistêmica e dialógica, incentivar a troca de saberes e o engajamento das partes interessadas, a formação compartilhada e integrada a realidade dos participantes, o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento ambiental e planejamento pedagógico participativo. O curso será oferecido de 16 de agosto a 20 de setembro de 2023 e é composto por 8 aulas síncronas e ao menos 3 encontros de orientação para elaboração de estratégias de ação. As aulas são realizadas em dois dias por semana (segunda e quarta-feira), com duração de 2 horas por encontro, totalizando de 20 a 30 horas de formação online.

Curso Introdutório de Condução de Observadores de Aves

Parque Nacional do Iguaçu
18:30
De 19 Jul até 28 Jul, 2023
Com três módulos, que acontecerão durante o mês de julho, o curso tem como objetivo principal fortalecer a observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu. “Fortalecendo o birdwatching no PNI, estamos também promovendo a conservação de aves da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento da ciência cidadã aliada à educação ambiental. E com isso também incentivamos a geração de trabalho e renda para guias de turismo e observadores de aves, além de oferecer novas oportunidades para visitantes conhecerem a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu”, comenta Ben. O curso é dirigido para profissionais interessados na prestação do serviço de condutor de visitantes, com especialidade na observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu, e também para observadores de aves com interesse em contribuir com conhecimento sobre aves no PNI. “Incentivando que a atividade de observação de aves cresça na região, mas principalmente no PNI, estamos criando uma rede de aliados pela conservação de espécies”, reforça Ben. Os três módulos do curso compreendem teoria e prática de diversos assuntos. Durante o módulo 1, temas de condução de visitantes em Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu, vão ser tratados (6 horas de duração, de 19 a 21 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). Já no módulo 2, a ornitologia e a observação de aves na Mata Atlântica vão ser trabalhadas (6 horas de duração, de 24 a 26 de julho, das 18h30 às 20h30, em ambiente virtual). E por último, o módulo 3 vai contar com atividades práticas de observação de aves (4 horas de duração, 27 de julho, das 7 às 11h) e condução de observadores de aves (4 horas de duração, 28 de julho, das 7 às 11h). Os locais precisos das práticas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, serão informados nas aulas virtuais. Pré-requisitos para inscrição: Credenciamento como guia de turismo ou Comprovação de colaboração com repositórios online de ciência cidadã como observador de aves. Prazo para inscrição: 15/7/2023

Fim de semana da Vaca-ruiva 2023

Portugal
01:00
De 14 Jul até 22 Jul, 2023
Em 2023, realiza-se a 3.ª edição do fim-de-semana dedicado à vaca-ruiva (Lucanus barbarossa), um escaravelho da família dos lunacídeos pouco conhecido e abrangido pelo projeto VACALOURA.PT. Este projeto de ciência cidadã é coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição. O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição e deverão ser efetuadas individualmente para cada pessoa interessada. Idade mínima – 8 anos. A validação da inscrição será efetuada até 24h antes de cada atividade, onde serão indicados mais pormenores detalhados sobre o ponto de encontro da atividade. Obrigado pelo interesse! Até já.

Como a ciência cidadã pode ajudar a criar um sistema alimentar sustentável?

PUC-Rio ou Online

De 20 Mar até 20 Mar, 2023
No primeiro seminário do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio de 2023, evento que também marcará o início da próxima turma do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, debateremos sobre a importância da ciência cidadã para o desenvolvimento sustentável, especificamente no contexto dos sistemas alimentares. Erasmus zu Ermgassen e Vivian Ribeiro, co-fundadores da ferramenta "do Pasto ao Prato", um aplicativo no qual os usuários podem contribuir para a identificação da origem da carne e compreender os impactos sociais e ambientais associados àquele produto, serão os palestrantes desse encontro. Após uma breve introdução sobre o tema, as lições aprendidas na construção do aplicativo serão apresentadas. Em seguida, serão abordados os desafios e oportunidades relacionados ao engajamento dos consumidores, assim como os próximos passos previstos pela iniciativa envolvendo pesquisa e ciência cidadã. A conversa será realizada no dia 20/03 (próxima segunda-feira), às 19 horas, no auditório Padre Anchieta – térreo do edifício Cardeal Leme, localizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O endereço é na Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Para os ouvintes impossibilitados de comparecer presencialmente, será feita uma transmissão simultânea pelo youtube para os inscritos.

Ciclo de diálogos: como iniciativas em ciência cidadã estão engajando cidadãos/comunidades?

Online
10:00
De 27 Out até 27 Out, 2022
A Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) realiza a primeira edição do “Ciclo de diálogos: como iniciativas em ciência cidadã estão engajando cidadãos/comunidades?”, com o professor Alex Bager, sobre o Sistema Urubu. Criado em 2014, o Sistema Urubu funciona como uma rede social de conservação da biodiversidade brasileira para identificação de áreas críticas de atropelamento de fauna. O objetivo é apoiar a ciência e cidadãos na garantia de proteção dos animais. O Ciclo de diálogos é uma iniciativa organizada por membros do Grupo de Trabalho GT 2 – Engajamento de participantes da RBCC. O evento acontece no formato online, na plataforma Zoom.
  • 1 (current)
  • 2
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem