Monitoramento Mirim Costeiro - MMC

Criadas 15/11/2023, 20:52
Última atualização 23/02/2024, 09:37

O Programa Monitoramento Mirim Costeiro – MMC possui um método científico pioneiro para crianças de 9 a 11 anos pesquisarem e monitorarem as praias da costa onde vivem. Desenvolvido desde 2012 em Garopaba-SC, o MMC engaja crianças, professores e escolas das comunidades litorâneas para serem os protagonistas da pesquisa realizada em sua zona costeira, participando desde a coleta dos dados, análise, divulgação e discussão sobre as melhorias relacionadas à gestão pública da zona costeira do seu município. Cada escola monitora a praia do seu bairro, realizando 2 saídas a campo durante o ano letivo. Além de coletar os dados ambientais durante o monitoramento das praias, os alunos analisam posteriormente os resultados, produzem gráficos, tabelas, textos e trabalhos interdisciplinares com os professores ao longo do ano letivo. Estes dados são publicados em placas educativas nas praias monitoradas pelas escolas, sendo uma meio de comunicar e sensibilizar a comunidade e turistas para a preservação da zona costeira. Os dados também são armazenados em um banco de dados, o qual será transformado em uma plataforma virtual interativa e de acesso público no segundo semestre de 2023. O programa passou a ser replicado em 2019 em Ubatuba-SP, em Portugal no ano de 2021 e em Florianópolis-SC em 2022, expandindo nossa rede de monitores mirins e Guardiões do Oceano.

Objetivo

Proporcionar às crianças experiências significativas de aprendizagem que as conectem com o ambiente marinho-costeiro onde vivem, de modo que se sintam verdadeiras pesquisadoras, monitoras e Guardiãs Mirins do Oceano. Nossa missão é formar uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO entre as escolas, conectando as crianças para que possam compartilhar resultados, ideias, projetos e buscar soluções em prol da preservação do Oceano.

Como participar

Metodologia IMMC

Prática do Monitoramento

O que as crianças aprendem no monitoramento?

Ao longo do projeto, os alunos aprendem sobre a origem dos oceanos, sua importância ambiental e socioeconômica no mundo, ecossistemas marinhos e biodiversidade associada, dinâmica costeira, tipos de praias, formação geológica das areias, formação e processo de quebra das ondas, marés, função das dunas e segurança no banho de mar.

O que as crianças monitoram nas praias?

1. Condições meteorológicas do dia: cobertura de nuvens, temperatura do ar e da água do mar, direção e intensidade do vento, tamanho das ondas do mar, nível da maré e fase da lua.

2. Análise da qualidade da água do mar: oxigênio dissolvido, pH, amônia, nitrito, nitrato, fosfato e coliformes fecais são analisados com um EcoKit.

3. Monitoramento dos objetos na areia das praias: são demarcados na areia três (03) transectos com cinco (05) quadrados de 2 x 2 m, perfazendo uma área de pesquisa de 20m² por grupo (totalizando 60m² de área pesquisada). Os alunos, cavam, peneiram, observam e anotam em suas planilhas de campo o que encontram na área pesquisada, separando os objetos em duas bandejas: uma do material natural da praia e a outra do material não natural (resíduos).

4. Vistoria da praia: observa-se e anota-se quais estruturas existem para ordenar e proteger as praias, para que haja o mínimo de impacto possível no uso deste ecossistema, bem como quais atividades são realizadas neste ambiente, como pesca, esportes, etc.

Ativo de 01/01/2012
Palavras-chave
Ambientes Marinhos E Costeiros Crianças Monitoramento Praias
Temas da ciência
Ambientes marinhos e costeiros Biodiversidade Ecologia Educação Geografia Zoologia
Organização responsável
x
Este site utiliza cookies Mais informações. Tudo bem